Contratar um Detetive Particular pode ser uma tarefa assustadora, principalmente se você nunca fez isso antes. No entanto, existem várias etapas que você pode seguir para garantir que você contrate um profissional confiável e evite cair em golpes.
Atualmente existem quadrilhas especializadas para aplicar golpes em quem precisa deste tipo de serviço.
Aqui estão algumas dicas:
Faça uma entrevista: Antes de contratar um Detetive Particular, é uma boa ideia conversar com ele via telefone por alguns minutos Isto lhe dará a oportunidade de fazer perguntas e obter uma sensação de como ele trabalha e qual o seu nível intelectual e grau de conhecimento profissional.
Contratação à distância: Se estiver longe da cidade, procure saber se ele possui algum escritório. Se não possuir, não faça negócios para não correr riscos.
Peça um contrato: Antes de iniciar qualquer trabalho, peça um contrato que detalhe o escopo do trabalho, os custos envolvidos e quaisquer outras informações relevantes. Isto irá protegê-lo de qualquer mal-entendido que possa surgir mais tarde.
Empresa constituída: Verifique se o Detetive Particular possui empresa constituída e um CNPJ para consulta.
Seja cauteloso com promessas: Se um detetive lhe promete resultados garantidos, isto pode ser um sinal de alerta. A natureza do trabalho de Detetive Particular é de um trabalho de riscos que os resultados nunca podem ser garantidos. Nenhum Detetive pode garantir um flagrante de adultério, porque ainda não conhece a vida do investigado.
Serviços fictícios: Se o Detetive Particular te oferecer Clones de Whatsapp a distância, grampos de celular, monitoramento de e-mails, senhas de redes sociais entre outros, são exemplos claros que o profissional se trata de um golpista. Na internet existem perfis disfarçados de Detetives, muitos deles especializados em aplicar golpes em pessoas que procuram este tipo de serviço.
Valorização do seu trabalho: Certamente não é regra que um serviço profissional mais caro, seja de melhor qualidade que outro de valor inferior, mas certamente preços atraentes demais e muitas promessas não são um bom sinal.
Por isso, se um profissional cobra “barato”, tome ainda mais cuidado porque o serviço de investigação não é algo que pode ser refeito com facilidade e você pode perder a oportunidade de resolver seu problema com um flagrante e conseguir as provas que tanto precisa. Por isso, todo cuidado é pouco.
Lembre-se, contratar um detetive particular é uma decisão importante. Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente se trata de um golpe.